segunda-feira, 21 de maio de 2018

Helicóptero descola de Espanha e é intercetado por F-16 em espaço aéreo nacional

Um helicóptero com tripulação russa descolou de Espanha sem plano de voo e sem contactar as autoridades.
O incidente ocorreu a 05 de maio e foi confirmado à agência Lusa pela FAP e pela NAV Portugal (entidade responsável pela gestão do tráfego aéreo), a qual adiantou que o Aeroporto de Lisboa "teve as aterragens e as descolagens suspensas", por questões de segurança, durante 15 minutos (entre as 15:16 e as 15:31), devido à proximidade do aparelho, de registo português e com dois tripulantes russos.
"Como é procedimento normal, a NAV Portugal foi informada pela FA [Força Aérea] da operação em curso e tomou as medidas adequadas a este tipo de situações de modo a garantir a todo o tempo a segurança da aviação civil", refere a NAV.
A FAP explicou que o helicóptero descolou da província de Toledo, em Espanha, sem plano de voo e sem estabelecer contacto com os controladores aéreos espanhóis, rumando a Portugal.
Depois de entrar em espaço aéreo de soberania nacional, o aparelho foi intercetado pela parelha de caças F-16, que está permanentemente em alerta na Base Aérea n.º5, em Monte Real, Leiria.
Com a aproximação do helicóptero ao Aeroporto de Lisboa, nenhum avião aterrou ou descolou entre as 15:16 e as 15:31, hora a que foi reposta a normalidade das operações.
O aparelho foi "escoltado" pelos caças F-16 até aterrar num heliporto junto ao passeio marítimo de Algés, concelho de Oeiras, para onde se dirigiu a polícia a pedido da Força Aérea.
Fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP afirmou à Lusa que se deslocou ao local e que procedeu à identificação dos dois tripulantes, "de nacionalidade russa", que seguiam a bordo do helicóptero de "registo português".
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) diz que, juridicamente, trata-se de uma situação da violação das regras do ar.
O regulador nacional da aviação civil conta que em situações desta natureza poderá instaurar ao operador e piloto um processo de contraordenação.
"A moldura penal (valor das coimas) e desenvolvimento (sanções acessórias e medidas cautelares) podem variar em função dos dados factuais a apurar, como sejam a zona do sobrevoo (do ponto de vista da classificação do controlo de tráfego aéreo), a nacionalidade da licença do piloto, a altitude do voo, a zona sobrevoada (se populacional, residencial ou não)", explica a ANAC.
O regulador do setor da aviação sublinha que todos estes dados "são relevantes para a dimensão do processo".Jose Neto
A russofobia tem vindo a assumir contornos esquisofrénicos por parte de uma certa imprensa ao serviço do interesses estranhos a Portugal. Quando é preciso apagar incêndios os helocópteros e os aviões russos são bem vindos. Se dois russos forem interceptados a 2 metros do espaço aéreo faz-se logo um alarido como se o pior mal do mundo estivesse prestes a acontecer. Pelo incidente a tripulação russa pagará uma coima de alguns euros e o assunto fica resolvido. Tanto ruído por tão pouco, valha-me Deus!
GostoResponder162 dia(s)
Vasco Bento · 
O pior mal do mundo pode acontecer, como embaterem num vôo comercial a aterrar ou a descolar. A nacionalidade dos ocupantes ė perfeitamente irrelevante.
GostoResponder302 dia(s)
Fernando Costa
Sr Jose Neto, "russofobia" ?! O Sr Delira completamente ?! A nacionalidade dos tripulantes é apenas uma informação acessórias, e no contexto dos eventos, completamente irrelevante, como em todas as profissões há pessoas competentes e incompetentes, pessoas cautelosas e incautas, ... e num espectro completamente oposto há sortudos e azarados...este Sr foram incompetentes, incautos e azarados... já o Sr foi apenas delirante!!! lolololo
GostoResponder271 dia(s)
Osvaldo Medina · 
a questão não é a nacionalidade deles, é a entrada no país de alguém, sem comunicar com a aviação civil. Fossem eles alemães, americanos ou suiços o procedimento teria q ser o mesmo.
GostoResponder251 dia(s)
Paulo Ferreira · 
A ideia do DN era criar a impressão que era um helicóptero armado que vinha atacar Portugal e assim criar cliques.
GostoResponder31 dia(s)
António Coelho · 
Nunca fiando dessa gente.
GostoResponder31 dia(s)
Enzo Lopes · 
ISSO NAO JUSTIFICA INVADIR O NOSSO ESPAÇO AEREO SEM AUTORIZAÇAO!!!!!!!! FIZERAM MUITO BEM EM INTERCEPTAR ESSES MENINOS!!!
GostoResponder51 dia(s)
Sérgio Gonçalves · 
Trata-se de uma questão de defesa do espaço aéreo nacional e da sua segurança. Nao só por situações muito actuais como o terrorismo ou meramente zelar pelo trafego aéreo de modo a salvaguardar acidentes!
GostoResponder41 dia(s)
Paulo Ferreira · 
Enzo Lopes no nosso espaço aéreo ninguém toca.
GostoResponder11 dia(s)
Maria Luisa Lucena · 
Osvaldo Medina Penso que em Portugal não há "russofobia". Trabalhei com muitos russos em música, e sou amiga deles porque são excelentes pessoas.
GostoResponder11 dia(s)
João Paulo
Asneira !!!
GostoResponder1 dia(s)
Carmo Matos
Sr. Jose Neto a nacionalidade não tem qualquer importância neste caso , acho que não percebeu o perigo que é um helicóptero levantar vôo de Toledo atravessar um enorme espaço aéreo sem que ninguém em Espanha se tivesse apercebido e sem plano de voo, podia haver um enorme acidente , podiam trazer armas ou droga, podiam ser terroristas , ninguém viu nada, ninguém controlou aquele helicóptero!
GostoResponder21 dia(s)
José Nogueira · 
Jose Neto é preciso saber do que trata antes de se escrever...
GostoResponder23 h
Bento Carvalho
experimente ir você voar na Rússia sem plano de vôo e sem comunicar com os controladores aéreos.
Palpita-me que primeiro atriravam-no abaixo e depois fariam perguntas....
GostoResponder4 h
Jorge Paulo
-Acho que assim os "Russos" aprendem a não menesprezar-nos...
-Certamente evitamos uma invasão. ONU está orgulhosa, da nossa atuação, vai mobilizar-nos para missões de alto risco...
-Se, fosse um Mig, certamente percorreria todo território e já estaria de regresso, á Russia quando o F-16, estaria descolar, do solo...
GostoResponder92 dia(s)
Paulo Camacho
com cada palhaç0 dassss
GostoResponder31 dia(s)
João David Monteiro
Orgulho por parte da ONU?? Talvez a NATO!! Quanto ao resto, é possível que tal acontecesse.
GostoResponder1 dia(s)
Manuel Barbosa · 
Falta dizer que existe uma boa razão para a russofobia. Aliás existem varias. Nomeadamente o facto de todos os Portos marítimos do Sul de Espanha, TODOS, estarem sob controlo de máfias russas há pelo menos 2 décadas.
GostoResponder71 dia(s)
Licínio Negrão
Não interessa a nacionalidade, infrigiram a lei, foram irresponsáveis e causaram perigo à navegação aérea, só têm que assumir os actos que praticaram. As autoridades portuguesas, só têm que cumprir o seu dever...
GostoResponder11 dia(s)
Antonia Pires
Mais uma ofensiva destas poderemos declarar guerra à Russia. O único problema que vejo, perante um quadro desses é onde vamos guardar tantos prisioneiros.
GostoResponder41 dia(s)
Andre Hidibertte Pereira · 
O que penso é o que vcs portugueses vao fazer com os espólios, darão aos ingleses novamente?
Responder1 dia(s)
Alberto Mourão
Como esta na moda hoje em dia, é "chato" ler comentários decabidos a tentarem politizar uma notícia, quando o que se devia perguntar era qual a razaoa aeronave não tinha plano de vôo, ou porque não foi informado? Qual a razão?
GostoResponder41 dia(s)
Bento Carvalho
Já agora incluam na coima a despesa criada ao Estado pelo tempo de vôo dos dois F16...
Garanto que os prevaricadores nunca mais fazem a mesma brincadeira...
GostoResponder4 h
Alea Est
então?....está de caras,isto foram as forças de reconhecimento,a testar as nossas defesas,não se admirem se numa próxima madrugada acordarmos ao som da Katiuscka difundido pela antena 1 com alguem a dizer"aqui posto de comando das tropas da Federação Russa".....não há outra explicação....
Bruno Dias · 
Bela segurança, já estava na zona de Lisboa quando os f16 chegaram ao pé do heli. Agora imaginem se fosse para fazer o mal
GostoResponder52 dia(s)
Caze Sernadas · 
Seria interessante perceber a que horas foi detetado, ou anunciado, e por quem, pelo menos.
Responder2 dia(s)
Bruno Dias · 
Caze Sernadas é detectado pelo radar da defesa nacional primeiro
Responder2 dia(s)
Luis Teixeira-Pinto · 
Não interessa se são russos ou dinamarqueses, entraram ilegalmente no país e a Força Aérea mostrou serviço. Isto sim é de enaltecer.
GostoResponder51 dia(s)
Paulo Ferreira · 
Ainda bem que foram detectados, ainda iam influenciar alguma eleição ou pior ainda... alguma assembleia geral.
GostoResponder22 dia(s)
Francisco Couraça Rodrigues · 
Barman na empresa Barman
Mas que acontecimento tão bizarro...!!!!!!
Acho que esta história não está bem contada!!!!!!
GostoResponder12 dia(s)
Joaquim Leitão · 
só que o helicoptero tinha o registo português ou seja era de alguem que o tinha registado cá . para todos os efeitos esse objecto era português, a nacionalidade da tripulação não interessa para nada. talvez por isso é que apressadamente o dn mudou o título que demonstrava uma lamentável, para não dizer mais , russo fobia. mas já é hábito. o srs do mundo -imperialimo norte americano- tem muitos tentáculos. basta ver na wikipédia quem é a proprietária deste jornal. com nome de portuguesa, não é de certeza. só se essa fonte d informação está errada( desatualizada)..
GostoResponder22 dia(s)
Caze Sernadas · 
Não percebo uma "última hora" que nasceu e terminou há 2 semanas atrás.
GostoResponder12 dia(s)
Maria Silva Ferreira · 
Eu acho que isto tinha que ter sido feito com o conhecimento do Rajoy,a él le gusta de se meter en todo;como le iba a escapar este acontecimento??
José F. Carvalho
Uma coisa é insufismavel: houve negligência por parte dos pilotos.
Maria Jose Raimundo · 
Pela maoria dos comentàrios deduzo que se fosse um americano ,os jornaleiros ter-lhe-iâo lamber os pés.
Luis Cartaxo
os russos sao uns bandidos, já entendemos a narrativa. Disfarcem um pouco k vcs fazem parte da lista dos 90% dos meios de informaçao controlados pelas mesmas empresas, "corporate media consolidation" é um facto
Francisco Pedroso
Porquê que só junto ao aeroporto foram intercitados?
GostoResponder21 dia(s)
Kankan Martin
Ou seja, Vêm aí os russos.
GostoResponder22 dia(s)
Joana Tavares · 
Deviam ter abatido o hélio e deixavam-se de tanta treta.
GostoResponder11 dia(s)
Braz Almeida · 
Boa actuação das FA, Autoridades e Defesa.
José Paiva · 
O que aconteceu aos peoples russos?
Jorge Pinheiro · 
Só faltava dizer se o piloto era português e os russos passageiros
Bruno Dias · 
Se ler a noticia percebe. O que não falta é aviões ou helis cá matriculados devido a lesgislação
Responder1 dia(s)
Jorge Pinheiro · 
Bruno Dias e por acaso o russo não tinha a Cidania portuguesa o só conta que é russo
Responder1 dia(s)
Bruno Dias · 
Jorge Pinheiro Acho que o seu pro russia lhe esta a toldar o pensamento, aqui o problema não é ser russo, chines, americanos, ou xinamarques, ou marciano, o problema aqui é que sempre que se passa a fronteira temos que comunicar e por vezes até recebemos 1 codigo de transponder novo, neste caso essa comunicação não aconteceu
Agora o heli ter registo portugues não impede pilotos ou tripulações estrangeiras de os voar, veja o caso da netjets que regista todos os seus aviões europeus em portugal, porque cá pode haver varios donos de 1 só avião, e sem contar que ca o "imposto de circulação " é baratinho
Responder1 dia(s)
Jorge Pinheiro · 
Bruno Dias se leu bem disse se por acaso não tinha passaporte português neste caso era português o resto anda a julgar por conta própria
GostoResponder1 dia(s)
Paulo Camacho
Jorge Pinheiro Era Russo e ponto final. N esteja com blablas deviam ser sim abatidos podiam ter posto em vausa a aviaçao aerea ou ate provocar um acidente. se n comunicou foi pq n quiseram... e tudo deles nao ? N estao no pais deles 
GostoResponder11 dia(s)
Rui Magalhaes
Se não respondeu as chamadas porque não foi abatido

Sem comentários: