segunda-feira, 21 de maio de 2018

Outubro: o mês magico!?



Existem, compatriotas nossos, que disseminam a ideia de que, no mês de Outubro, todos os males económicos e sociais serão resolvidos, para tanto, mobilizam cidadãos com idade eleitoral para se fazerem aos postos de recenseamento eleitoral, estas mensagens, constituem, na minha percepção, verdadeiras armadilhas politicas que, muitos incautos poderão cair, não existem milagres económicos e muito menos meses mágicos como se pretende atribuir ao Outubro.
Por exemplo, para a mobilização dos funcionários públicos, pegam no aumento de 260 MT e dizem “irmão, não há problema, aguardem o mês de Outubro” no entanto, quando este mesmo Governo, em 2017 decidiu por aumentar uma taxa de acima de 20% do salario mínimo, estes mesmos concidadãos, ficaram calados e recolhidos ao seu canto, como se nada tivesse acontecido a favor dos mais desfavorecidos.
Este ano, com o aumento de 6,5% decretado para a função pública, outras medidas foram anunciadas e, a mais importante, na minha opinião, foi o anúncio do 13º salario, se estamos recordados, este salario eh decidido, regra geral, num dos últimos ou penúltima sessão do Conselho de Ministros, ao agir assim, o Governo faz com que, o cidadão beneficiário dessa renda, se programe melhor para o seu uso, contrariando anúncio em véspera.
As mesmas vozes discordantes, entendem que, o Governo de Moçambique, está a antecipar a campanha eleitoral, tudo para confundir a opinião publica e tirar dividendos políticos, sobretudo dos cidadãos pouco informados e de pouca analise dos acontecimentos, se o Governo informa por antecipação, o que eh louvável e deveria ser a pratica, devemos louvar e os beneficiários agradecerem a informação, no lugar de receber a noticia como “pedras” na mão, alias, campanha por campanha, o mesmo Governo assumir-se-ia que, deu um instrumento de contracampanha aos seus adversários.
Governar eh diferente de fiscalizar ou de fazer oposição, se quisermos, podemos olhar o caso da cidade de Nampula que, muito recentemente, ouviram eleições intercalares por morte do Edil Mamudo Amurane, depois da vitoria na segunda volta do Vahanle, não tardou que viesse a publico anunciar que, a Cidade estava com cofres vazios, ora, que tenha sido publico, não me lembra ter ouvido que, Nampula procura-se Edil para gerir um “cofre cheio de dinheiro” e, o caso só não desperta atenção e publicidade, porque estava na mão do MDM que também e oposição.
Este caso de Nampula, parece haver um acordo de “cavalheiros” no sentido de não trazer a publico os “podres” encontrados naquela autarquia, porque, seria uma péssima propaganda sobre a gestão publica da oposição, no entanto, deve se assumir que, os problemas estão la, eles não se resolvem pelo simples facto de não serem publicitados ou objectos de debate publico, lembrar que, existe um ditado popular que diz “não se esconde, embrulhando, os cornos do boi” pelos simples facto de que ira furar o embrulho.
Mesmo assumindo o pouco tempo de gestão que falta ate as eleições, que acontecem no mês de Outubro, algo deve ser feito e requere recursos financeiros, pode ser que, alguns parceiros de cooperação apoiem a Edilidade por forma a não denunciar as incapacidades internas, mas, hoje, nada se faz a margem do público, ainda que queiram esconder, o melhor mesmo eh fazer a luz do dia.
Por isso, caro compatriota e cidadão residente em áreas ou zonas autarcizadas, não use o seu cartão de eleitor por emoção, não oiça a voz dos que dizem que os problemas se resolvem num “ápice” não eh verdade, não existem magias capazes de resolver os problemas públicos, todos nos devemos fazer parte da solução do problema, especificamente em Outubro, escortine o programa mais realístico e que mais o agradar e vote nele, não hipoteque o seu direito.
Repare que, não estou a dizer que vote neste ou aquele outro partido ou candidato, estou a dizer que, aqueles que falam de “Outubro magico” estão totalmente equivocados e pretendem equivocar os Munícipes das 53 autarquias como um todo, não se devem instrumentalizar por vozes politicas de credibilidade duvidosa, os problemas resolvem-se dia apos dia e requerem a atenção de todos nos, Outubro eh um mês como outro, e não eh magico!
Adelino Buque
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Tira Teimas Em Outubro vai ser início de muitas reformas. Pode não resolver-se tudo mas para chegar-se la precisamos de começar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 sem
Carlos Edvandro Assis Texto interessante caro Adelino Buque. Porque nao deixarmos este exercicio a merce do potencial eleitor e nos fazemos aquilo que eh o nosso dever de resolver verdadeiramente os problemas do povo?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 semEditado
Antolinho André Quem o potencial eleitor que nao precisa de algum conselho, principalmente dos charlatões?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
Jerson Dourado Do mesmo jeito que houveram jovens que se cansaram do jugo colonial, e se mobilizaram para lutar contra algo com qual nao se identificavam, hoje nota-se um grande movimento de quem tambem quer decidir de forma diferente o destino pais.

No primeiro ca
so, os jovens da geracao de 60, estavam a exercer a sua liberdade de escolha e de opiniao, e so tinham recurso as armas.

Deixa tambem estes, de 80, 90 e 2000 decidirem com os meios legais que a constituicao lhes proporciona: o voto.

Ate Outubro tio Adelino Buque, conforme-se, como tambem viemos-nos conformando desde 1975.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)Editado
Adelino Buque Eu nao preciso de me conformar, nem agora nem depois, por isso me manifesto aqui.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 sem
Tsatsango Bangal Amigo jerson, primeiro a nos chamar para receciar sao os orgaos eleitorais(stae) nao as redes sociais que so reforçam. O caso decimo terceiro, o governo simulou que nao haveria, depois de muito bang bang nas redes sociais o mesmo governo toca outra musica (havera decimo terceiro o governo disponibilizou fudos para tal) caso autarquias todos inclusive da capital nao tem fundos vive de esmola..por isso que deixem Nampula trabalhar sem criticas por que o Edil tem muito coupo tempo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 sem
Jerson Dourado Concordo! Mas noto com aguma aprensao, o facto de haver tendencia a separar as questoes legais das questoes sociais.

O direito existe para regular relacoes entre pessoas que se fundam na sociedade.


O cidadao que se pronucia livremente em publico, corre muitos riscos. Nao que nao os corra aqui nas redes, pelo menos aqui eles se expressam.

Ninguem tinha a certeza se a Frelimo iria ou nao governar bem, mas os jovens, na ansia de mudanca compraram o projecto politico.

Mas desta vez, das conversas que oico, a ideia e mudar, nao importa quem seja, desde que tenha outra cor partidaria.

Noto mais uma profunda descrenca no presente do que uma crenca no futuro melhor.

Termino afirmando que compartilho alguns receios do Adelino Buque e vamos continuar a exercer a nossa liberdade como vem acontecendo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 sem
Esperanca Mitano Mitano Meu caro,está de parabéns pela reflexão, porém é preciso lembrar, que a forma como Elegemos,determinar a forma como somos governados.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
Maximo Bonifacio Bonifacio Boa reflexão Dr Buquê. Este tipo de reflexão só podia vir Dum indivíduo com alinhamento político como o Dr. E não há problema nisso. Deixe, no entanto os outros fazerem seu apelos, também consoante seus alinhamentos políticos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
Nelson Junior .........A questao do desenvolvimento geral de Moçambique é muito muito complexa....Nao se pode dizer de que Moçambique nao tem ou nao tenha os "know hows"...se bem que eles( nao sejam dos melhores, Moçambique tem gente qualificada...E tambem nao se pode dizer de que Moçambique nao tem dinheiro sufuciente( nao é tanto, mas Moçambqiue tem dinheiros, o que falta é o correcto "management" dos dinheiros existentes....O grande problema de Moçambqiue é a mentalidade e enquanto a tal mentalidade nao mudar, Moçambique está condenado à pobreza e à miseria..De que mentalidade falo?...A de, da camada dos formados querer sempre trabalhar nos escritorios, ser directores ou " manda-chuvas"...ignorando as zonas rurais...O desenvolvimento de Moçambique depende essencialmente das zonas rurais: a criaçao de pequenas e medias empresas nas zonas rurais....Reparem de que no Ocidente os agricultores, sao na maioria gente formada nas Universidades com Masters e alguns ate com o PhD....O colonialismo Portugues,infelizmente deixou-nos esta sequela nas mentes, em pensar de que a agricultura é desenvolvida por analfabetos ou semi-analfabetos....isto nao acontece nos Paises colonizados por Ingleses....Evidentemente, as zonas rurais foram e continuam a ser "abandonadas" e ignoradas pela Frelimo, se bem que o Nyusi se tenhha apercebido deste "lapso" e algo está tentado fazer!...Quando um governo gasta milhoes e milhoes de dolares em Pontes desnecessarias ( como a de Katembe) e em aeroportos futeis ( como o de Nacala) ou ele mesmo ( o governo) faz dividas ocultas e depois rouba todo o dinheiro...aí,tudo se complica........Ha que mudar de mentalidade...caso contrario,nao vejo esse desenvolvimento tanto desejado a ser uma realidade............
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 sem
Nelson Junior Ps!...sejamos realistas: enquanto as Provincias ou as autarquias nao forem elas mesmas capazes de "criar" dinheiroes.suficientes e necessarios, elas sempre e sempre vao depender do Governo Central...Consequentemente, o tal desenvolvimento vai ser parcial ou quse inexistente,mas vai enriqucer uns poucos: os mesmos!....e nao se esquecer de que o Governo tem uma grande divida interna e externa.......
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 sem
Filipe Mapilele Os problemas democráticos resolvem-se de forma democrática. Ou seja, fomos às urnas e votamos em pessoas que depois não cumpriram seu contrato. É o mesmo que se fará: iremos às urnas para: i) rescindir o contrato com quem não honrou; ii) firmar um novo contrato com outra pessoa, que também será objecto de nosso escrutínio e fiscalização. 
Por quanto queiram mudar o cenário, o povo já se decidiu. Em Outubro não haverá milagre e nem mistérios, muito menos magias (espero que o voto que entra na urna para A permaneca para A e não mude para B), haverá sim decisão do povo!
Em 2017 aumentou o salário 20%, e qual foi o aumento do custo de vida??? Em 2018, de forma ensultuosa, aumenta 6.5%, ou seja, 260,00Mt (porque agora pode-se comprar frango a 50,00Mt, onde não sei), e temos que ficar na promessa de que foi levantada a suspensão dos actos administrativos (promoções e nomeaçõs)? Lembram-se caros amigos do último informe do Estado Geral da Nação (2017)? Foi lá onde foi anunciado o levantamento da suspensão dos actos administrativos. Estamos em Maio (no meio a terminar), quantas promoções, foram feitas? Estamos também à espera de Outubro? Já sabemos, até os mais novos que eu, que quando se aproximam eleições, há retoques nas estradas, tira-se o lixo, etc., mas atenção: desta vez podem fazer o que acharem mais atractivo, a decisão foi tomada: em Outubro vamos conversar, essa é a palavra de ordem.
OBS: Outubro não simboliza de forma alguma vingança! É o momento em que o contrato social se firma! Se o Soberano não representa, é mudado. Sabemos que não é possível se auto-governar, mas sabemos muito bem que o povo pode decidir quem o deve governar. 
Outro aspecto, a terminar, recordar que o Governo não é servido pelo povo, mas sim, serve ao povo. Não é obrigação do povo dizer "obrigado pelo 13 salário", é sim obrigação do governo pagar os honorários do povo e em tempo útil, e prestar as contas. 
Chega! Já basta! Nós também queremos " comer", então é tempo de dividirmos o pão. Os altos chefes andam de carros da última cilindrada, e nós nos "my loves", e eles dizer: "para dar dignidade".
Ahhhh..... São também dignos de abandonar a direcção dos nossos destinos, e nos permitirem viver!

Bem haja a todos os cidadãos que sabem resolver os problemas da democracia de forma democrática: VAMOS RECENSEAR, EM OUTUBRO VAMOS CONVERSAT.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 sem
Jerson Dourado Bem colocado, gosto.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 sem
Adelino Buque O que digo eh simples, a decisao sera em Outubro e qualquer um que concorrer sabera da decisao soberana do eleitor, nao antecipemos os resultados, eu nao concorro para nada!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 sem
Mauro Da Crise Mauro O pior cego é aquele que tem olhos e ele próprio recusa-se a olhar
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 sem
Adelino Jorge Fernandes temos que ter atençao em separar : crescimento economico de desenvolvimento economico e a isto acrescer mos equidade e justica social entre outras coisas
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 sem
Nelson Junior Tem toda e toda razao pois houve um Período em que a Frelimo nos enchia o saco dizendo que o crescimento economico de Moçambique rodava lá por os 6 ou 7%...Mas; a realidade é que, o desenvolvimento economico era quase invisivel...Infelizmnte a midia internacional, as organizaçoes internacionais tais como o FMI, o Banco Mundial, os Doadores, "alinhavm-se" com a Frelimo..Hoje, a verdade saiu pra fora!...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
Moses Filho No dia que você se aperceber de que aquele que te libertou, faz o mesmo que o seu colonizador fazia no passado e/ou agora vive isso na flor da pele, largue-o.
Infelizmente o povo vive da matrix.
O cidadão propriamente dito, não existe. Infelizmente o 
...Ver mais
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)Editado
Dino Foi Lucidez
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
Lito Heliodoro Mundlovo Dr. Adelino Buque as pessoas estao cansadas de tanto descaso, tanta corrupção, tanta inércia, tanto crime, não há nenhum sector do estado que esteja efectivamente funcional...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
Adelino Buque Acredito, eu vivo aqui, uso is services publicos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
Ussene Aboo Amigo Lito estou com tigo estamos cansados
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
José Luís Falar de Outubro x, y ou z é acto de cidadania, o povo percebeu que pode resolver/afogar a sua insatisfação na urna, que assim seja, democracia é mesmo isto...Se isso tira sono o grupo A e favorece o B é meramente propagandística. Ademais o anúncio precoce do décimo-terceiro foi um tiro no escuro por parte do executivo, essa de que é pra melhor se organizar não pega caríssimo Buque. Veja que aumentou em 100% o subsídio de funeral, Ora sabe-se da da dor de cabeça que o trabalhador passa quando solicita o desembolso deste (pseudo)Subsídio, por isso este aumento também foi um tiro no escuro.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)
Arlindo Armando Matavele O mal maior será de voltarmos para 1974
Se não acontecer isso eh o ciclo da historia
Na Zambia,já não eh UNIP

Em Cabo Verde,já não eh PAICV
Em S.Tome,o MLSTP eh oposição
Na Guine Bissau um autentico submundo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 dia(s)Editado
Antonio A. S. Kawaria Meu caro amigo Adelino Buque, creio que todos os que evocam Outubro estão conscientes que este NÃO será o mês para resolver todos os problemas que o país enfrenta, mas umas eleições democráticas são uma manifestação a favor ou contra, elogio ou crítica a uma governação. Ir às urnas tem que ser para quem governa continuar a governar porque merece ou deixar de governar por já não merece. Se o partido que governa for punido, é também uma oportunidade para se reorganizar para um dia voltar ao poder. O caso de Nampula, por exemplo, o resultado penalizou em primeiro lugar ao MDM que querendo tem que assumir como uma crítica e que deve procurar as formas como melhorar. A Frelimo também foi rejeitada mais uma vez e que querendo tem que corrigir os defeitos.
Pessoalmente, acredito que Outubro pode ajudar à separação dos três poderes que é um pilar de um estado de direito democrático.

Sem comentários: