sexta-feira, 18 de maio de 2018

Por exemplo, a eliminação do exame na 2ª classe é apenas uma medida económica.

Exames vs Gráficos
Eu penso que as medidas anunciadas, ontem, pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano não mudam em nada à qualidade do ensino. Por exemplo, a eliminação do exame na 2ª classe é apenas uma medida económica. De facto, aquela avaliação não tinha efeito nenhum: as crianças continuavam (e continuarão) a seguir para as classes seguintes sem saberem o mínimo. Apenas gastava-se dinheiro.
A polêmica eliminação da dispensa nos exames da 5ª, 7ª, 10ª e 12ª classes também nada muda. Levar aos exames os alunos com o mínimo de 8 à 9 valores, idem.
Eu acho que o grande problema do nosso ensino são as políticas de educação. Aquela versão de que temos que satisfazer os "Objectivos" sabe-se-lá-de-quê, traçados sabe-se-lá-por-quem e num contexto sabe-se-lá-qual.
Esse problema começou quando decidimos desenhar metas baseadas em quantidades em detrimento da qualidade. A mania do MUITO: até ao ano "xis" temos que ter "ípsilon" pessoas na universidade.
Foi aí que começamos a desenvolver uma ociosidade intelectual colectiva asfixiante e complexos baseados em canudos e togas. E, por causa disso, começaram a germinar "teiki-eweis" de venda de diplomas em cada cruzamento de avenidas.
O problema não é o exame, nem a dispensa, nem o professor. Esses são o elo mais fraco e a ponta do "aici-bergui". Enquanto continuarmos com a mania dos gráficos quantitativos para enfeitar relatórios, não sairemos daqui.
- Co'licença!
Comentários
Alex Paulo Dos Anjos Cada burro com sua carroçaria e parece que estes de educadores ñ tém nada.
Gerir
Responder1 h
Custodio Mondlane Pois é Juma Aiuba, as passagens automáticas também foram introduzidas nesse âmbito de atingir os objectivos traçados por sei lá quem. O resultado é o que se vê: crianças da 5ª classe que não sabem ler nem escrever.
Gerir
Responder1 h
Jaime Carlos O grande problema é que cada ministro que é encontrado em contra pé para gerir o sistema à todo custo quer introduzir uma medida que marca a sua passagem pelo ministerio.
Gerir
Responder36 min
Ernesto Nhaule Vai ver que nem com as novas alterações ainda teremos reprovações em massa...
Gerir
Responder26 min
Tesoura Júlio Tuboi Uma perca total e completa de foco. Cá entre nós, este ministério tem nos envergonhado o suficiente. E veja que de todas as medidas por este serem traçadas, nenhuma traz o fôlego na melhoria da qualidade de educação. Uma mera falta de bons Técnicos. Atenciosamente
Gerir
Responder15 min
Sergio Serpa Salvador Sabe, os problemas da nossa educação já estão diagnosticados. Há muitos estudos feitos. A ministra é docente. Na instituição em que esteve vinculada, existem estes estudos. Continuamos a usar parecetamol para resolver uma doença crónica. E mais, o ensino não deve ser personalizado, isto é, cada ministro inventar o seu sistema.
Gerir
Responder9 min
Hortencio Carlos Agora o tal dito e sempre profalado governo da mudança de cagou de vez. Mostrando mais uma vez que a mudança nesse país tem simplesmente um sentido, PARA BAIXO OU O RETROCESSO.
Gerir
Responder4 min
Há académicos e académicos!
Há poucos dias, os nossos amigos e vizinhos kenianos lançaram o seu primeiro nano-satelite desenvolvido pela Universidade de Nairobi.
ENQUANTO ISSO...
Aqui, neste pedaço de terra com apelido de jóia, os cientistas naturalistas andam no Facebook discutindo bandeiras no rabo de adolescentes ou nas tê-vês estatais papagueando hosanas para larápios.
As academias, essas então, só cabe-lhes fazer estatutos e códigos de conduta para uma equipa de bajuladores e oferecer honoris-causas a "indivíduos" com alcunhas de personagens de banda desenhada.
Avante Moçambique!
- Co'licença!
Comentários
Luis Nhachote Os nossos melhores académicos estáo nas matas criando gado e patos. Vai la tentar subtrair um dos animais: vais devolver de noite em modo de voo sobrenatural. E não tem "faicebuk" que faz stream live daqueles tipos de eventos...
Gerir
Responder23 h
Arao Jose Valoi Luis Nhachote, você acabou comigo, jurooo
Gerir
Responder23 h
Luis Nhachote Arao Jose Valoi é daquelas tristes realidades que andamos a ignorar, mas aqueles académicos.......fariam qualquer ilusionista se arrepender de se meter com eles.......
Gerir
Responder23 h
Arao Jose Valoi Luis Nhachote concordo plenamente. É outra ciência que, infelizmente, negamos de conceder-lhe o espaço que merece e continuamos nesta cegueira que nos é imputada pelos nossos pseudo academicos, quais famintos à procura de pão cada vez mais dificil para todos.
Gerir
Responder21 h
Aghast Mandumbwe Arao Jose Valoi que ciência pah. Aqueles são feiticeiros e mafiosos, na ciência não há máfias. Por mais que sejam concedidos espaço, só será de mentir que o seu primo é quem está se Meter com a sua esposa.
Gerir
Responder11 h
Nena Matavele È triste e Assim Vai o nosso Moz
Gerir
Responder23 h
Raposo Andrade “...discutindo bandeiras no rabo das adolescentes ou nas te-vês papagueando hosanas aos larápios.” Heheee
Gerir
Responder22 h
Aiuba Maitololo Kubaliwa Rende com essa e desaguentei consigo mano. Outras vão tirar satisfação de aulas prática nos takeaway! Vergonha académica e social!
Gerir
Responder22 h
Algy Amad 😅😅😅😅😅😅😅 Juma estou a pedir RESPIRAR faxavor!!!...eish naco nada juro
Gerir
Responder22 h
Nkulu Wa Munu Não há académicos nesta m... os poucos que existem pensam com a barriga!
Gerir
Responder22 h
Cléo Mafu 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Gerir
Responder21 h
Ernesto Nhaule Kkkk assim vai a pérola do Índico
Gerir
Responder21 h
Suhele Suhele Uns desses tinham de ser academi-cus.
Gerir
Responder21 h
Filho Do Sr Chico 😂🤣😂🤣😂🤣 Juma Aiuba ✌️📚
Gerir
Responder21 h
Abel Zico Eu estive por duas vezes em Uganda na Universidade de Makerere, a conhecida tambem como Harvard de Africa, e fiquei estupefacto. Aqueles manos la fazem ciência. Alias, a cerca de 2 anos atras, se a memoria não me engana, lançaram um projecto de autocarro que funciona a paineis solares. A invenções são muitas, algumas pequenas, mas aplicaveis e que muda muito e positivente a vida das comunidades.
Gerir
Responder20 h
Nito Ivo Estamos muito longe de encontrar o beco que vai dar a estrada do desenvolvimento.

As mudanças que o país precisa são de rompimento com a actual forma de estar. Precisamos de alguém que tenha visão e que também tenha força de fazer mudanças.

Luísa Diogo defendia na altura que a quantidade na educação era naquele momento mais importante que a qualidade. Segundo ela precisávamos de garantir acesso às universidades do maior número de pessoas com os recursos disponíveis. Avançou-se com UP em todas as esquinas. Os governos subsequentes contentaram-se com a estatística, número de superiores formados.

Guebuza entrou com a ideia de investimento no ensino técnico profissional e na engenharia mas descobriu que aí não havia comissão, não dava para acumular dinheiro. Foi criar as ematus.

Venezuela, Iraque, Coreia do Norte, Líbia, Síria, que são países com sérios problemas actualmente estão muito mais desenvolvidos que nós. Pior. Não temos perspectivas.
Gerir
Responder20 hEditado
Eva Trindade Deixa nos lá tu . . Lol!
Gerir
Responder18 h
Isac Tivane ...em pvt reencaminharei a mensagem ao visado... suponho que deva ser alergico a esse mural, ohh poor CU..
Gerir
Responder18 h
Luís Pereira Domingos Ha que congratular-te pela forma como exerces o seu jornalismo. Q tal um dia transformar as suas reflexões num livro? Bem haja meu vizinho d quarto
Gerir
Responder17 h
Juma Aiuba Obrigado, meu vizinho de cama.
Gerir
Responder17 h
Jose Alexandre Faia Mas sinceramente, é este o País que merecemos mesmo ?
Gerir
Responder16 h
Ricardino Matusse Curto, grosso e profundo 👏👏
Gerir
Responder15 h
Aderito Ucucho Ilustre! Cuidado, vão te bloquear! Kikiki...
Gerir
Responder12 h
Elvino Dias somos uma decepcao

Sem comentários: