segunda-feira, 21 de maio de 2018

Presidente da câmara de Salónica atacado por nacionalistas gregos


Yiannis Boutaris foi empurrado, atirado ao chão, esmurrado e pontapeado. As posições do político sobre vários assuntos são vistas pela extrema-direita como uma traição ao país.
Boutaris não recebeu protecção da polícia
Foto
Boutaris não recebeu protecção da polícia EPA/ORESTIS PANAGIOTOU
O presidente da câmara de Salónica, Yiannis Boutaris, foi agredido por uma multidão de nacionalistas gregos numa cerimónia de homenagem às vítimas de perseguições e massacres pelo Império Otomano durante e depois da Primeira Guerra Mundial.
As imagens mostram Boutaris, de 75 anos, a ser empurrado, esmurrado e pontapeado mesmo depois de ter sido atirado ao chão.
PÚBLICO -
Foto
EPA
PÚBLICO -
Foto
EPA
O político recebeu pouca protecção contra o ataque, apesar da presença de agentes da polícia. Foi agredido até chegar ao automóvel e durante esse trajecto recebeu apoio de um segurança e da vereadora para a Solidariedade Social da Câmara de Salónica, Calypso Goula.
"Foi um pesadelo. Fui atacado por várias pessoas. Bateram-me em todo o corpo", disse Yiannis Boutaris ao site Greek Reporter.
Kostas Tsakalidis, um repórter fotográfico de Salónica, disse ao canal Al-Jazira que "nenhum polícia interveio".
"Um grupo de pessoas começou a gritar contra as opiniões dele sobre a disputa com a Macedónia, sobre a comunidade LGBTQI, sobre a Turquia e sobre os clubes de futebol nacionalistas", disse Tsakalidis. O mesmo repórter disse que muitos dos atacantes estiveram presentes em manifestações da extrema-direita nos últimos meses.

Genocídio e Macedónia

O ataque aconteceu durante a cerimónia anual de homenagem às vítimas de massacres e perseguições contra as populações gregas pelo Império Otomano. A Grécia considera que essas perseguições e massacres, que começaram no fim da Primeira Guerra Mundial e que se prolongaram até ao fim da guerra greco-turca de 1919-1922, constituem um genocídio.
Os nacionalistas acusam Boutaris de trair o país por, entre outras coisas, defender um acordo com a Antiga República Jugoslava da Macedónia, que reclama o direito de ser tratada apenas como República da Macedónia.
Para além de ser o nome de uma região no Norte da actual Grécia, a Macedónia é também uma região histórica que chegou a englobar territórios pertencentes a países como a Grécia, Albânia, Bulgária, Sérvia e Kosovo, para além da Antiga República Jugoslava da Macedónia.
Com o fim da Jugoslávia, em 1992, a disputa sobre o nome subiu de tom. De um lado, a então recém-independente Macedónia exigia ser reconhecida como República da Macedónia; do outro lado, a Grécia vacila entre a oposição total ao uso do nome Macedónia (posição apoiada pelos nacionalistas) e a abertura para discutir uma solução que inclua uma referência geográfica, como República da Macedónia do Norte ou República da Alta Macedónia (apoiada por políticos como Yiannis Boutaris).
O presidente da Câmara de Salónica critica o desejo da Antiga República Jugoslava da Macedónia de ser reconhecida apenas como Macedónia, por entender que isso implica uma apropriação de aspectos históricos e culturais gregos, mas defende um acordo entre os dois países "para pôr fim aos problemas" e porque "mais de 160 países já reconheceram o nome Macedónia".

Ataques de ódio em alta

O ataque contra Yiannis Boutaris foi condenado pelos principais partidos gregos, da esquerda ao centro-direita. O Syriza, no poder, referiu-se aos atacantes como "fascistas" que querem "intimidar Boutaris". O Pasok, do centro-esquerda, disse que o ataque foi obra de "elementos extremistas" e que é "um embaraço para o país". E o Nova Democracia, do centro-direita, publicou um comunicado onde condena o ataque "da forma mais inequívoca possível".
De acordo com as estatísticas da polícia da Grécia, o número de ataques de ódio mais do que duplicaram no ano passado em comparação com 2016, de 84 para 184. Isto sem contar com ataques que poderão não ter sido registados nem comunicados às autoridades.
  1. Joao
      Portugal 
    Depois de ler “As posições do político sobre vários assuntos são vistas pela extrema-direita como uma traição ao país.” fui tentar perceber quais são os “vários assuntos”… e não encontrei nada além da disputa do nome de Macedónia no texto do Público … Bom, acredito que sendo Salónica a Macedónia ou estando na Macedónia possa haver suscetibilidade que aqui a milhares de kms de distância não sintamos por alguém se apropriar do seu nome.
    1. Joao
        Portugal 
      Mas creio que é bem mais que isso, o Presidente, abastado empresário, destaca-se pelos seus ideais e práticas anti-nacionalistas, dizem, que se traduzem por exemplo desde a sua proximidade às políticas de austeridade de Bruxelas ao seu propósito de construir mesquitas para os imigrantes albaneses e em geral os acolher. Ainda ontem comentai algo sobre que a seguir à total islamização dos Balcãs a Grécia ficaria isolada, sem saber que as coisas por lá já estão a aquecer.
    2. Joao
        Portugal 
      Mas voltando à questão, os habitantes de Salónica têm por base os refugiados de Esmirna e portanto com alguma memória mais recente do confronto com o turco que o resto dos gregos. Judeus já saíram todos e os muçulmanos que restaram eram uma minoria ínfima, nem 1% seriam. Mas agora reforçados com imigrantes albaneses nas últimas décadas. O Presidente hoje aparecer numa “homenagem às vítimas de perseguições e massacres pelo Império Otomano”, onde estaria imagino eu no exercício do cargo, terá sido mal recebido ou entendido pelos presentes na homenagem…
    3. Joao
        Portugal 
      Infelizmente por lá a coisa está a “aquecer” e cada vez mais a Grécia estará isolada e abandonada, sendo um terreno propício a todos os extremismos desesperados. Estes extremistas caceteiros, apelidados de nacionalistas, são uma versão “soft” por exemplo dos “nacionalistas” de Kiev que de facto são nazis que marcham encapuzados e empunhando tochas sob a bandeira vermelho-negra e a quem a Comissão Europeia paga os ordenados e despesas para por lá andarem entretidos a matar os russo-falantes que querem continuar a viver onde sempre viveram e a falar a língua que sempre falaram.
    4. Joao
        Portugal 
      Portanto “nacionalistas” há muitos, uns são úteis e outros podem ser incómodos, pelo que creio que o problema não está centrado nos nacionalistas em si mas nas acções e deliberações “superiores” desfasadas e desligadas das vontades das populações, como a austeridade eventualmente estúpida e punitiva, um europeísmo exacerbado, uma miscelânea militante em sociedades ainda com memória recente, etc, etc… Enfim, ai dos gregos.
  2. Alforreca Passista
      Anti-liberal fascistas
    Neoliberalismo/ Austeritarismo/ Europeísmo totalitário a alimentarem a extrema direita!! Antes do Euro, e da consequente miséria que provocou e provoca, estes trogloditas estavam bem mais ostracizados!
  3. São os Jonas, os Joões e os Josés lá do sítio.
  4. A atomização do pensamento e das consciências é um produto das políticas de agressão ao bem-estar dos povos. A radicalização das pessoas desorientadas, sem esperança, guiados pela superficialidade da desinformação das redes sociais abundantemente ampliadas pela comunicação social dá nestes atos de desespero gratuitos, selvagens de consequências fascizantes. Falta ideologia no debate político, abunda a tecnocracia, o pragmatismo da TINA. Impõem-se a unidade dos democratas, pela liberdade, prosperidade e política democrática no lugar da tecnocracia da TINA.
  5. Pelayo
      Covadonga 
    Interessante constatar como o PÚBLICO não revela quaisquer hesitações em apontar os agressores como sendo de extrema-direita. Mas quando uma professora do Porto foi selvaticamente agredida por ciganos, familiares de um aluno de 8 anos, o PÚBLICO não só omitiu a comunidade étnica dos agressores, como polvilhou a sua notícia de 8 de Maio com termos como "terá acontecido", "terão agredido", etc. É a cartilha politicamente correta a ser seguida à risca...
    1. Se calhar estavam carequinhas e vestidinhos com roupinha de skins... Não deram margem para dúvidas... Se calhar é óbvio que não seriam os de esquerda a dar um enxerto de porrada ao homem... Quanto à agressão efectuada por pessoas do Bairro do Lagarteiro à professora, deve ser punida. Óbvio.
    2. Pelayo
        Covadonga 
      Sandra, será que os que espancaram a professora estariam disfarçados de não-ciganos?...
    3. Admito. Escrevi, escrevi, escrevi... Depois apaguei. Não fazia sentido. Tens razão. Não estavam disfarçados.
  6. A verdadeira face da extrema direita: violencia e proibicao de liberdade.
Maria Conde Silva O grande calcanhar de Aquiles da democracia é permitir políticas extremas no parlamento. A Alemanha, por exemplo, terá, mais cedo ou mais tarde, sérios problemas com o partido de extrema direita, AFD!
Gerir
Responder20 h
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Sérgio Gonçalo Rodrigues Já os tem por causa das políticas externas da esquerda
Gerir
Responder20 h
Maria Conde Silva Sérgio Gonçalo Rodrigues está muito enganado! Aqui não há extrema esquerda! Aqui há uma esquerda social e ambientalista e à custa dela, talvez se travem melhor os saudosistas nazis e os estupores dos nacionalismos enraivecidos! Se o mundo fosse uma Alemanha (esta Alemanha) as pessoas viveriam sem ódio!
Gerir
Responder20 h
Zé Salvado Correia Pedro Costa, ex-Urss, tartaros, ucranianos, etc.
China com os tibetanos, etc
Ex Jugoslávia, etc, etc.

A extrema esquerda presentemente, "defende" as minorias, porque não são governo e porque é a maneira de conseguirem votos. Em termos capitalistas é a sua quota de mercado
Gerir
Responder20 h
Pedro Costa Maria Conde Silva ainda bem que a extrema esquerda não é nada assim....
Gerir
Responder20 h
Daniel Pereira Todo o extremismo é mau...
Gerir
Responder19 h
José Vasconcelos Maria Silva, terá mais problemas por causa da Merkel !! É só aguardar ...
Gerir
Responder18 h
Carlos Silva Se é democracia, e se x número de pessoas os elege, não têm direito a lá estar??
Gerir
Responder17 h
Maria Conde Silva Pedro Costa é

É, como eu disse, o calcanhar de Aquiles da democracia! Não acha ser uma contradição o fascismo estar num parlamento democrático?
Gerir
Responder17 h
Maria Conde Silva A resposta é para o Sr Carlos Silva
Gerir
Responder17 h
Maria Conde Silva José Vasconcelos não creio!
Gerir
Responder13 h
Antonio Garcez A Alemanha está com um grave problema chamado Invasão Islâmica !!
Gerir
Responder3 h
Maria Conde Silva Antonio Garcez enfim que dizer!
Gerir
Responder1 h
João Sardinha Maria Conde Silva não acha estranho partidos que defendem ditaduras sanguinárias estarem no parlamento?
Gerir
Responder29 min
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Flavio D'Almeida Em Portugal hipotecaram o futuro dos vossos FILHOS e netos!! Tenho a certeza que muitos políticos deviam de mercer o mesmo castigo!!.... triste.. mas verdade!!
Gerir
Responder20 h
Carlos Alves Os tentáculos da "Juve Leo" já se estenderam à Grécia.!!!!....
Como o Mundo é pequeno.!!!!...😎😎😎
Gerir
Responder20 h
Dino Fidalgo Se por CÁ os Eleitores "reagissem" do Mêsmo modo e forma, pra com os Políticos que compactuam com a Corrupção... Teríamos um País , pra TÔDOS em vez de só pra Meia dúzia...!
Gerir
Responder20 h
Carlos Tasanis da Cruz Apareça dia 10 de Junho às 9 horas no Marquês de Pombal.
Gerir
Responder18 h
Dino Fidalgo Carlos Tasanis da Cruz ...Vivo há muito longe da Pátria, pela Qual já Lutei em sua DEFESA... senão estaria Presente!
Gerir
Responder18 hEditado
Pedro Costa Carlos Tasanis da Cruz Vai haver uma manif dos 30 grunhos do PNR?? O partido dos grunhos racistas e homofóbicos?
Gerir
Responder17 h
Pedro Costa Não vou perder, vou levar a máquina fotográfica para tirar umas fotos aos grunhos que estão em liberdade, visto que a maioria estão presos por crimes de ódio
Gerir
Responder17 h
Dino Fidalgo Pedro Costa . a..O ÓDIO que aqui vemos e se constata... É seu e de sua parte ! A Liberdade, em democracia, É respeitar o "direito" dos Outros á Opinião e Convicções "contrárias" a outras...Mas nunca ao Insulto e á ofensa pessoal.Pra isso existe uma Moldura Penal !
Gerir
Responder17 hEditado
Ana Silva Dino Fidalgo li no outro dia as mediadas do PNR para tratar da emigração "invasora" lol, e uma delas era uma nova lei a do Jus Sanguinis eu duvido que a maioria dos membros dessa seita saiba o que é isso mas passao a explicar !!! é um controlo de quem fodes de quem empranhas  significa procriar por casta/raça !! dizendo o PNR que a nacionalidade so sera dada pelo jus sanguinis !!! Agora vamos a historia, o Jus Sanguinis foi banido da Europa pela altura da Revolução francesa por ser uma lei Monarquica Absolutista e claro nos nossos tempos de hoje compeltamente racista !! A minha pergunta é como é que o jus sanguinis resolve um problema de emigração?  pk isso nao tem nada a ver com emigraçao tem a ver com as supostas raças !! consegues responder a isso ?  duvido muito but.... try it 
Gerir
Responder16 h
Luis Antero Mendes Carlos Tasanis da Cruz , é preciso levar a pala no olho!👁
Gerir
Responder14 h
Margarida Simoes Dino Fidalgo isso vai contra o que escreveu no post inicial..
Gerir
Responder11 h
Luis Antero Mendes Se fizessem isto ao Passos Coelho, não estávamos a pagar o BES!
Gerir
Responder14 h
David Frazão Pagas o BANIF e a CGD 😂
Gerir
Responder14 h
Luis Antero Mendes David Frazão pois, agora é um regabofe!
Gerir
Responder14 h
Ilda Rodrigues Pois... O Miguel Vasconcellos também se queixou do mesmo, esse sempre foi o tratamento que os traidores receberam sim.
Gerir
Responder14 h
João Afonso Luz Os nazi-fascistas agora são nacionalistas... diz que é mais fino!
Gerir
Responder18 h
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Pedro Costa Carlos Tasanis da Cruz Adoro quando um grunho admite que é nazi e defende o que os nazis fizeram, parabéns grunho!
Gerir
Responder17 h
Ana Silva Eles sempre foram nacionalistas !! mas se olhares para partidos de agora como frente nacional ou a aurora dourada da grecia ou o PNR eles sao mais do que a definiçao literal de nacionalismo eles sao Ultranacionalistas e porque? porque eles ideiolizam coisas como o apoio de uma forma geral xenofobica e as medidas que aprensentam como governos sao radicais, muito parecido com os comunistas que tb é uma forma de ultranacionalismo !! é so olhar para a Venezuela ou a Coreia do Norte 
Gerir
Responder15 h
Ana Silva Carlos Tasanis da Cruz ele esta correto O Nazismo e fascismo sao ideologias praticamente iguais mas praticadas em sitios diferentes Associamos o nazismo a alemanha e o fascimo primeiramente a Italia !! Ambos eram sistemas politicos Autoritarios e totalitarios que implantaram ditaduras e criaram organizaçoes como policias do pensamento, ou a força e o medo para conquistarem objectivos !! Qual é o teu problema pensas que isto é 1950? estas em 2018 pensas que as pessoas sao todas diotas como tu?
Gerir
Responder15 h
Carlos Tasanis da Cruz Sim sim até porque um regime comunista não é nada autoritário muito menos totalitário...vejam bem a democracia norte coreana ou a democracia venezuelana Lol... cá proibiu se o fascismo que era anti democrático mas o comunismo não 😂
Gerir
Responder15 hEditado
Luis Santos Carlos Tasanis da Cruz não se esqueça que nos campos de concentração nazis, também mataram milhares de ciganos, não pense que acontece só aos outros, todos somos minorias, de uma forma ou de outra.
Gerir
Responder14 h
Margarida Simoes Carlos Tasanis da Cruz tudo no Dr. Google é verídico 😄
Gerir
Responder11 h
Machado Capela Carlos Tasanis da Cruz "quando ouço dar vivas à liberdade, vou logo à janela ver quem é que vai preso"
Gerir
Responder5 h
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Armando Teixeira Confundir Nacionalismo com barbárie devia ser crime.
Gerir
Responder21 h
Pedro Costa E confundir nacionalismo com patriotismo tb
Gerir
Responder20 h
Armando Teixeira Pedro Costa Berrabás intitulo-se de Patriota,mas CRISTO é que foi sacrificado.
Gerir
Responder18 h
Ana Martins A polícia presente não agiu... é bem... despedimento é pouco!
Gerir
Responder21 h
Pedro Cardoso Grécia aquele paraíso tão parecido com Portugal 😂😂
Gerir
Responder19 h
Armando Teixeira Até na "dívida" ...
Gerir
Responder18 h
Luis Antero Mendes Armando Teixeira, vou emigrar para as BERLENGAS, que assim não devo nada a ninguém!

Sem comentários: