sexta-feira, 18 de maio de 2018

-Três coisas:


-Três coisas:
1.Concordo com o Senhor César Chipiliche (nome fictício usado para assinar o artigo, no jornal Savana, sobre o caso Moza Banco), quando diz que falta responsabilização dos gestores do Banco de Moçambique que deixaram o Moza Banco chegar aonde chegou e até precisar ser intervencionado, sob pena de colocar na miséria milhares de moçambicanos e fazer colapsar a economia. De facto, o servidor público que não faz a sua parte deve ser penalizado e exemplarmente. E a antiga chefe de supervisão bancária do Banco de Moçambique está a processar o Canal de Moçambique por causa de uma caricatura (a mesma que uso no meu perfil em solidariedade ao Canal Moz), e a PGR, ao que tudo indica, está do lado dela.
Espero que o Governador do Banco de Moçambique, por uma questão de justiça, denuncie os antigos gestores por negligência, omissão e outras infracções ou crimes que couberem. E que a PGR nos surpreenda, deixando de ser a entidade “suja” onde “há muita água estagnada e já a cheirar muito mal de tanto se depositar lixo ali e não haver desentupimento das válvulas”.

2. Obrigada Jornal Savana por trazer ao de cima as razões para a exoneração do Bonete. Afinal ele não era incompetente, como se tentou desenhar, ele era é discreto. 
Ele estava, sem holofotes, a investigar 530 obras com processos problemáticos e os "rent seekers" da vida foram fazer queixinhas ao “chefe”. Ele cancelou contratos, sem barulho, com gente não séria e sofreu por tabela. Talvez, se tivesse feito barulho como o da operação tronco com os chinocas, ele se tivesse protegido e salvo.Já agora, porque a campanha dos DUATS está num silêncio ensurdecedor, que nem parece estar a acontecer alguma coisa?!

Há que recordar que é nas obras públicas onde os “sangue-sugas” do Estado se alimentam. Ainda se lembram dos 500 e tal milhões de dólares que conseguimos, dos americanos, em 2007, para investir em infra-estruturas de água e saneamento , viárias e financiar o acesso das comunidades aos DUATs no âmbito do Millennium Challenge Account? Pois... Muitas obras foram concedidas a esses "sangue-sugas" mesmo, que não fizem nada e o Governo teve de recorrer ao Orçamento do Estado para concluir as obras e fechar os projectos, e, de bacela, perdemos a possibilidade de acesso a esses recursos que tanto precisamos. Responsabilização que é bom... zero!
A ser verdade o que escreve o Savana, o Sr Bonete tem a minha mais alta estima e consideração e merece um galardão de cidadão exemplar. Ele que não fique triste com a exoneração, fizeram-lhe um favor, acredite. Vá em paz e tenha sucessos Eng. Bonete, cumpriste a tua parte e o país agradece.
3. Enquanto isso, a Sra Ministra da Saúde disse, de acordo com uma notícia publicada pelo Jornal OPaís de ontem, que o sector de saúde do país está bom e recomenda-se. Eu não vou dizer muito, penso que os meus compatriotas sabem se o que ela diz é verdade ou não e vão ajuizar por si mesmos.
Eu apenas tenho uma pergunta à Sra Ministra que nos recomenda os serviços públicos de saúde: em que hospital, mesmo, ela e seus familiares, o Presidente da República e demais membros do Governo e seus familiares se tratam? Onde é que a nossa elite se consultam, mesmo, já que os nossos serviços são tão bons? Obrigada.
Votos de um repousante e calmo fim de semana.
GostoMostrar mais reações
Comentar
8 comentários
Comentários
Sic Spirou Amiga grande resenha esta: tem como fazer um aditamento sobre o prêmio da EDM!? KKKKKK. boa sexta-feira !
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire ate queria, mas prefiro deixar para segunda-feira. kkkkk
Gerir
Mostrar mais reações
Dercio Nicolau Estas a tornar-te um "agitador" pior que eu Sic Spirou 😃😃😃😃😃
Gerir
Mostrar mais reações
Sic Spirou ...apenas "opinião no masculino"... é que cansa vc ver bairros novos a surgirem por iniciativa nossa e não trazem estradas nem nada. Depois começam assaltos e assassinatos! Alguém deve fazer esse trabalho público de iluminar, passeios, água...etc.
Gerir
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire Sic Spirou é verdade. concordo e estou contigo.
Gerir
Mostrar mais reações
Jorge Ferreira o Cartel Sino-Mocambicano dos Concursos ,derrubaram o Bonete...vamos ver a posicao do minhoca na fruta...
Gerir
Mostrar mais reações
Jorge Ferreira lanco um desafio aos responsaveis das Instituicoes subordinadas ao Bonete .Se estavam com ele, se acaham que nao e justa a sua exoneracao ,...esquecam o dinheiro , a posicao social , os favores e os lambe botas...ponham-se ao lado dele com honra , honestidade e solidariedade . Demitam-se !!
Gerir
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Joacheim Tembe Mas gostei da parte do PR quando no discurso de nomeaçao de Machatine diz que ele tem de trazer soluções para o problema da Habitação para os Jovens. Como? Em Quanto tempo? Terá ele uma varinha magica? Bem bem ja não queremos casas, qual FFH, tudo que precisamos e que é exequivel sao vias de acesso e infraestruturas. 
Com isso até em Tchonissa podemos viver. Sem vos incomodar
Gerir
Mostrar mais reações
Sic Spirou Estradas e colocarem polícias(esquadras), hospitais, além de serviços públicos diversos. 
O resto mesmo só pode ser o pessoal.
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire é querem o preço de cimento, ferro, areia e pedra acessíveis. 

portanto, que parem de pensar aí estamos a pedir esmola.

Sabe Joacheim TembeTembe ama Quim, eu tenho dito, nao querem esmolas de ninguém, queremos um enabling environment para fazermos coisas sem incomodarmos a ninguém. custa isso?
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire Sic Spirou indeed Sic. que eles façam a sua parte.
Gerir
Mostrar mais reações
Elcidio Fernando Bem haja Fátima Mimbire, estamos aprendendo muito consigo
Gerir
Mostrar mais reações
Soshangane Wa Ka Machele Fatima, no dia que te candidatares a ser nossa representante nos orgaos de decisao, conta com o meu voto. Por enquanto, esses que andam em maracutaias e boladas e os que encobrem a sujeira nao merecem meu voto...sequer aqueles que nao sabem fazer oposicao...ou melhor, so sabem fazer oposicao de barulho e nao de propostas claras e concretas de fazer melhor. Voto por um excelente fim-de-semana pra ti e tua familia. E Voto que avances...e recuperes o meu voto para as estatisticas eleitorais.
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire kkkkk... estás a sobrecarregar os meus ombros oh poeta dos Macheles!
Gerir
Mostrar mais reações
Soshangane Wa Ka Machele Fatima Mimbire por enquanto vou fazer poesia em Chilembene...te aguardo em 2022/24.
Gerir
Mostrar mais reações
Mário João Francisco Francisco a caricatura está boa e não tem nada de anormal. diz muito sobre comportamento e conduta do trabalho; a falta de seriedade tremenda e profissional doa nossos confiados!
a carapuça serviu
Gerir
Mostrar mais reações
Fatima Mimbire pelos vistos. eu penso o mesmo, que só quem sabe que assim se comportou, se sente tocado.
Gerir
Mostrar mais reações
Mário João Francisco Francisco Estava a questionar as minhas colegas de trabalho que outrora frequentararam os semáforos pra fingir ser filha de alguém. Hoje "casadas" aindam polemisam-se. então queria saber é se deixaram aquela mania. todas me vê como agitador
Gerir
Mostrar mais reações

Sem comentários: